9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas

9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas de 12 a 14 de junho, Estoril

Mais de meio milhar de fisioterapeutas são esperados no 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, que se realiza de 12 a 14 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, numa oportunidade única de encontro entre especialistas do setor. Organizado pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF), o congresso tem como principal objetivo a promoção do papel do Fisioterapeuta na prestação de cuidados de saúde. Na Comissão de Honra figuram o Presidente da República, Cavaco Silva, o Primeiro-Ministro, Passos Coelho, a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Este congresso pretende promover este papel para o exterior da profissão, numa missão que deverá ser conjunta de todos os fisioterapeutas. Estes profissionais são reconhecidos pelos seus clientes e pelos resultados obtidos, mas nem sempre pelas organizações, por outros profissionais de saúde e pelo público em geral.

Com um programa científico diversificado, este congresso é uma oportunidade de partilha de experiências, conhecimentos e atualização dos profissionais, quer através de especialistas nacionais, quer estrangeiros, de reconhecimento comprovado entre os seus pares.

As inscrições podem ser feitas online em http://congressoapf.org/ até 10 de junho.

‘Sistema(s) de Saúde e Fisioterapia’, ‘Ensino da Fisioterapia em Portugal’ e vários painéis sobre a Dor em destaque
Um painel de especialista de renome nacional internacional vai abordar diversas temáticas tais como: avanços da ciência na abordagem da dor, diferentes estratégias da Terapia Manual na abordagem à dor, Is it lost in translation? - Prática Baseada na Evidência, doentes paliativos - agimos ou fugimos?, Dói–dói: Da Avaliação à Intervenção, Dor – Um denominador comum nas lesões relacionadas com a prática desportivo, envelhecimento ativo e saudável, Dor e disfunção lombopélvica: uma perspetiva multissistémica e psicossocial, ao Encontro da Saúde da Mulher - Actualidade e Prática Baseada na Evidência, Fisioterapia respiratória no doente cirúrgico, a dor no utente neurológico, abordagem multidisciplinar das disfunções temporomandibulares (DTM), qualidade em fisioterapia. Serão ainda levados a cabo vários workshops e promovidas duas mesas redondas onde vão ser discutidos os ‘Sistema(s) de Saúde e Fisioterapia’ e ‘o ensino da Fisioterapia em Portugal’.

Cursos e Workshops dinamizados por especialistas de renome nacional e internacional
Os participantes no congresso têm ainda a possibilidade de participar em cursos pré e pós-congresso. Assim, no dia 11 de junho, poderá saber mais sobre ‘Introdução ao Método de Mckenzie’ (Pepe Guillart), ‘Graded Motor Imagery’ (Tim Beames), ‘Introdução ao Conceito de Mulligan’ (Francisco Neto) e ‘Intervenção da Fisioterapia no pós-operatório da cirurgia plástica e reconstrutiva’ (Mara Rúbia). Nos dias 13 e 14 vai realizar-se um curso de ‘Treino Avançado do Controlo Motor: Dor Lonbar e Pélvica’ com Paul Hodges e na tarde de dia 14, Miguel Gonçalves e Tiago Pinto falam da ‘Ventilação não Invasiva - da Teoria à Prática’ e Helena Murta de ‘Ai-Chi’. A participação carece de uma inscrição própria e têm um valor adicional ao valor de inscrição no CNF 2015. Ao inscrever-se nos três dias de Congresso, terá ainda acesso aos Workshops pensados e preparados para si e que poderá consultar em www.congressoapf.org. Adicionalmente à inscrição no CNF 2105, haverá uma inscrição prévia nos workshops que respeitará a ordem de inscritos no Congresso (até um máximo de 3 workshops).

Associação Portuguesa de Fisioterapeutas quer fisioterapia reconhecida pela sociedade
A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 12 de novembro de 1960. Podem inscrever-se na APF os fisioterapeutas nacionais e estrangeiros, diplomados pelas Escolas competentes portuguesas ou estrangeiras, que residam em Portugal, desde que os respetivos cursos estejam homologados ou equiparados nos termos da lei portuguesa e acordos internacionais e desde que exerçam a profissão de Fisioterapeuta.

Estimam-se em cerca de 9000 os fisioterapeutas em exercício em Portugal. É de salientar que a Fisioterapia deverá ser efetuada por um profissional, designado de Fisioterapeuta. O Fisioterapeuta é um profissional com uma formação superior, tendencialmente uma licenciatura, e que possui uma carteira profissional outorgada pelo Ministério da Saúde. No entanto, a realidade é que existem outros profissionais sem habilitações que exercem, por vezes, as mesmas funções de um Fisioterapeuta tendo em conta não existir qualquer enquadramento legal, em Portugal, que penalize esta prática de concorrência desleal e que põe em causa a saúde do paciente. Por isso, é importante que os utentes tenham o cuidado de se informar sobre as habilitações da pessoa que lhe está a efetuar os tratamentos. Associação Portuguesa de Fisioterapeutas acredita que a Fisioterapia e os fisioterapeutas oferecem um contributo indispensável para a saúde das populações e para a economia nacional. Contudo, é necessário que esse contributo seja melhor compreendido e reconhecido por aqueles que estão fora da profissão.

No Comments Yet.

Leave a comment