DOIS DIAS DE INTERNAMENTO PAGAM SALÁRIO DE UM ENFERMEIRO

‘Tirem os enfermeiros dos serviços 1 hora e vejam o que acontece’ alertou Lúcia Leite em visita ao Centro Materno-Infantil do Norte e ao Centro Hospitalar do Porto

‘Tirem os enfermeiros dos serviços 1 hora e vejam o que acontece’ alertou Lúcia Leite, atual vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros e candidata a Bastonária daquela Ordem profissional, em visita ao Centro Materno-Infantil do Norte e ao Centro Hospitalar do Porto. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é o maior empregador dos enfermeiros licenciados em Portugal e é lamentável se percebermos que ‘dois dias de internamento pagam o salário de um enfermeiro’, observou.

‘Com mais enfermeiros nos cuidados de saúde primários teríamos menos internamentos e reinternamentos, menos sofrimento, menos custos com a saúde, menos complicações, menos gastos com medicamentos, menos gastos com transportes.’, refere a candidata, reforçando a opinião de que  os serviços ao disporem de um número de enfermeiros suficiente para assegurar as necessidades de cuidados da população , permite não só salvar vidas, mas também diminuir os custos e assegurar a sustentabilidade do SNS.

Lúcia Leite considera que ‘os enfermeiros são peças fundamentais em qualquer serviço e não apenas meros executores das ordens médicas. Os enfermeiros têm que recuperar a autoestima, que se valorizar e acima de tudo tem que se fazer ouvir. A realidade é que as instituições não fazem nada sem os enfermeiros, mas insistem em tratar de forma desrespeitosa estes profissionais’.

É preciso contrariar os cerca de 82% de abstenção dos atos eleitorais anteriores. É fundamental promover uma ordem cada vez mais profissionalizada. A força de todos é a força de quem for eleito. A ordem tem que estar em sintonia com a realidade da profissão, com a prática clínica. Como Bastonária comprometo-me a defender o espaço de atuação próprio de enfermeiros e enfermeiros especialistas e condições favoráveis à prática clínica de cuidados de enfermagem.

UMA CANDIDATURA QUE RECONHECE QUE OS ENFERMEIROS SABEM O QUE QUEREM, SABEM O QUE PRECISAM!
Foi a pensar nos Enfermeiros, na Enfermagem e na Ordem dos Enfermeiros que Lúcia Leite, atual vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros se candidata a Bastonária daquela Ordem profissional, encabeçando a lista A, ENFERMEIROS COM + VALOR. A marca de um movimento que definiu uma estratégia concreta e que aponta caminhos para uma maior valorização de uma profissão que é a base de qualquer sistema de saúde – a Enfermagem. Uma candidatura que reconhece que os enfermeiros sabem o que querem, sabem o que precisam!
Os enfermeiros, apesar das grandes adversidades que vivenciam diariamente, continuam a defender os melhores interesses das pessoas que cuidam, a sacrificar a sua vida familiar para assegurar os serviços e para desenvolver as suas competências. São o sucesso das equipas de saúde e acima de tudo estão onde têm de estar, abdicando de direitos que se deixam sobrepor pelo sentido de dever.

LÚCIA LEITE ESTEVE À FRENTE DA ELABORAÇÃO DE IMPORTANTES DOSSIERS SOBRE A ENFERMAGEM EM PORTUGAL
Lúcia Leite é uma enfermeira com mais de 30 anos de experiência clínica e que, além da prática, esteve à frente da elaboração de importantes dossiers sobre a Enfermagem em Portugal. É por isso conhecedora dos problemas atuais da profissão e da falta de condições para o exercício. Lúcia Leite quer por o ‘dedo na ferida’ e contribuir para um salto qualitativo no destino da Enfermagem em Portugal esclarecendo questões fulcrais.

No Comments Yet.

Leave a comment