Esta noite (30 de setembro), depois de intensas negociações com o Governo, o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêuticas (STSS) decidiu suspender a greve, que estava agenda para a próxima semana (de 3 a 7 de outubro), perante o compromisso escrito do Governo que se traduz por:
- Conclusão das negociações, com reunião agendada para o dia 12 de outubro
- Articulado da carreira a entrar em vigor logo após o fim das negociações e a publicação do diploma (não esquecer que estas matérias já foram negociadas e publicadas em BTE)
- Matérias de incidência financeira com produção de efeitos a 1 de janeiro de 2018
COMPROMISSO RELEVANTE
O presente compromisso é relevante na medida em que permite desbloquear todos os processos negociais, nomeadamente:
- A criação de uma carreira para os profissionais em regime de CIT
- A definição dos novos regimes de trabalho
- A redefinição das competências profissionais e das novas designações profissionais
- A regulação profissional das novas licenciaturas, etc.
Para o STSS este é «mais um passo na nossa luta pela dignificação das nossas profissões». «Desbloqueado o processo negocial, dá-se um passo determinante num momento de grande complexidade política. Agora, e no imediato, vai emergir a serenidade e objetividade de uma negociação cujos contornos e alcance só terão tradução no respetivo processo», sublinha o Sindicato.
O STSS refere ainda que «se vai correr tudo bem, ou não, não sabemos mas, uma coisa sabemos: se for necessário voltar à luta, voltaremos sem qualquer dúvida!».
Cátia Silva
Cursos de Francês (Nível)
Datador
Enfermeiros Chefe para Nursing Homes no Reino Unido - Inglaterra