‘Não há contratação no Sistema Nacional de Saúde mas há falta de profissionais no país’ alerta a candidata
Foi a pensar nos Enfermeiros, na Enfermagem e na Ordem dos Enfermeiros que Lúcia Leite, atual vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros se candidata a Bastonária daquela Ordem profissional, encabeçando a lista A, ENFERMEIROS COM + VALOR. A marca de um movimento que definiu uma estratégia concreta e que aponta caminhos para uma maior valorização de uma profissão que é a base de qualquer sistema de saúde – a Enfermagem. Uma candidatura que reconhece que os enfermeiros sabem o que querem, sabem o que precisam!
Os enfermeiros, apesar das grandes adversidades que vivenciam diariamente, continuam a defender os melhores interesses das pessoas que cuidam, a sacrificar a sua vida familiar para assegurar os serviços e para desenvolver as suas competências. São o sucesso das equipas de saúde e acima de tudo estão onde têm de estar, abdicando de direitos que se deixam sobrepor pelo sentido de dever.
Até 14 de dezembro, Lúcia Leite vai percorrer o país visitando algumas unidades de saúde com o principal objetivo de ouvir as necessidades e as preocupações dos enfermeiros porque só todos juntos pela valorização da enfermagem conseguiremos resolver os problemas há muito identificados.
ROTEIRO DE CAMPANHA*
19 e 20 novembro | Ponta Delgada
23 e 24 novembro | Algarve
24 e 25 novembro | Alentejo
26 novembro | IPO/ ACES - Agrupamentos de Centros de Saúde
27 novembro | Hospital de Viseu e ACES -Agrupamentos de Centros de Saúde
30 novembro | Vila Nova de Gaia e ACES -Agrupamentos de Centros de Saúde
1 e 2 dezembro | Castelo Branco, Covilhã e Guarda
3 dezembro | Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
4 dezembro | Centro Hospitalar do Porto, Centro Materno Infantil do Norte e Hospital da Prelada
7 dezembro | Hospital S. João e IPO
8 dezembro | Guimarães e Tâmega e Sousa
9 dezembro | Hospital Fernando Fonseca
10 dezembro | Hospital Garcia da Horta e Hospital S. José
11 dezembro | Hospital Santa Maria e Hospital de Sete Rios
* As datas previstas podem sofrer alterações
NÃO HÁ CONTRATAÇÃO NO SNS MAS HÁ FALTA DE PROFISSIONAIS NO PAÍS
A candidata destaca que não há contratação no Sistema Nacional de Saúde mas há falta de profissionais no país. Portugal tem um nível de exigência superior à da maioria dos países, e os enfermeiros nacionais são considerados os melhores da Europa. É com tristeza que Lúcia Leite vê os jovens recém licenciados sair de Portugal que tanto investiu na sua formação, ou então terem que se sujeitar a contratos miseráveis, precários e a um preço hora inaceitável para cá ficarem. Com a recente alteração dos Estatutos da Ordem a candidata a Bastonária vê no Cartão Profissional Europeu, ainda um projeto-piloto, a oportunidade para que os enfermeiros possam começar a apostar na criação do seu próprio trabalho, e utilizar este título como trampolim para o empreendedorismo em qualquer estado membro.
Lúcia Leite defende igualmente que cabe aos próprios enfermeiros lutar pelo seu reconhecimento profissional. São peças fundamentais no SNS e é importante que demonstrem junto dos cidadãos esse real valor. Afinal trata-se de uma comunidade com mais de 65 mil profissionais que tem que se saber valorizar.
‘A imagem errada que a sociedade tem do papel dos enfermeiros só pode ser alterada pela ação dos enfermeiros todos os dias. Não com discursos, não com tomadas de posição, não com processos judiciais. É com respeito por nós próprios e pela profissão que ganhamos a confiança dos cidadãos e a credibilidade para demonstrar a imprescindibilidade da enfermagem. Porque muitas das nossas intervenções são aparentemente simples, não lhes damos visibilidade. No entanto, são essas mesmas coisas simples que constituem o fator diferenciador nos resultados em saúde. Há que admitir que cada um de nós tem o dever de assumir individualmente o rumo da profissão que escolheu e que dignifica. Todos pela valorização dos enfermeiros é a única solução para resolver os problemas há muito identificados. Por estas e muitas outras razões necessitamos de uma Ordem que defenda, lidere e promova ENFERMEIROS COM + VALOR’, defende a candidata.
LÚCIA LEITE ESTEVE À FRENTE DA ELABORAÇÃO DE IMPORTANTES DOSSIERS SOBRE A ENFERMAGEM EM PORTUGAL
Lúcia Leite é uma enfermeira com mais de 30 anos de experiência clínica e que, além da prática, esteve à frente da elaboração de importantes dossiers sobre a Enfermagem em Portugal. É por isso conhecedora dos problemas atuais da profissão e da falta de condições para o exercício. Lúcia Leite quer por o ‘dedo na ferida’ e contribuir para um salto qualitativo no destino da Enfermagem em Portugal esclarecendo questões fulcrais.